Durante os últimos 30 anos, a educação em gestão tem estado entre os cursos com o mais rápido crescimento no Canadá em nível de estudo superior. Aproximadamente 20% de todos os estudantes registrados em universidades canadenses estão em algum curso de graduação ou pós-graduação relacionado à área de negócios.
Os cursos no Canadá voltados para graduação ou pós-graduação em negócios e comércio enfatizam as habilidades práticas além dos componentes teóricos do currículo. Muitas cadeiras, por exemplo, oferecem opções para estágio e “co-op” (programas de trabalho como parte de um curso), que capacitam os estudantes a obter uma experiência de trabalho relevante enquanto completam sua titulação.
Cursos de graduação nas escolas de comércio e negócios do Canadá também reconhecem a importância de possuir múltiplas habilidades e conhecimento global para que seja possível prosperar no mercado de trabalho atual. Muitas escolas de administração encorajam os estudantes a completar uma graduação dupla ou conjunta, que une a educação para os negócios e o comércio com o treinamento em outro campo.
Todas as universidades no Canadá são instituições públicas e são financiadas por vários níveis de governo. Todas compartilham uma alta reputação em termos de qualidade e todas precisam passar por um rigoroso processo de acreditação contínua por parte de seus respectivos governos provinciais.
Além disso, a maioria das escolas possuem acreditação concedida por órgãos internacionais, notadamente a AASCB International, EFMD e AMBA. As escolas canadenses, geralmente, vão muito bem nos inúmeros rankings conduzidos pela mídia internacional e por outras organizações.
As taxas anuais para os cursos universitários de graduação e pós-graduação no Canadá são fixadas pelos governos das províncias e variam de província para província. Na maior parte das jurisdições, as taxas cobradas de estudantes internacionais são mais altas que as cobradas dos cidadãos canadenses, mas, em geral, são significativamente mais baixas que as utilizadas em escolas dos EUA. Muitas escolas canadenses de negócios possuem acordos de parceria com escolas de outros países, pelos quais os alunos pagam as taxas às instituições de sua residência.
Aproximadamente 70 escolas no Canadá oferecem programas de titulação em pelo menos um aspecto relacionado à gestão. Cerca de 50 delas ensinam em inglês e outras 20, em francês. Há também escolas que oferecem os cursos em ambas as línguas.
O curso de pós-graduação em comércio e negócios geralmente dura três ou quatro anos de estudo integral (dependendo da província). As titulações mais comuns de graduação em negócios no Canadá são o bacharelado em Comércio (Bachelor of Commerce ou BCom), bacharelado em Administração Empresarial (Bachelor of Business Administration ou BBA) e bacharelado em Gestão (Bachelor of Manage¬ment ou BMgt).
Cursos nas áreas de comércio e negócios em nível de mestrado e pós-graduação são oferecidos por mais de 40 universidades canadenses. O programa mais comum é o MBA (Master of Business Administration); outros incluem mestrado em Ciências Aplicadas (Master of Applied Science ou MASc), mestrado em Ciências (Master of Science ou MSc), e mestrado em Estudos de Gestão (Master of Management Studies ou MMS). O diploma de mestrado geralmente requer dois anos de estudo em tempo integral, embora um crescente número de universidades ofereçam titulação de pós-graduação geral ou especializada de um ano de duração.
Programas de EMBA (Executive Master of Business Administration), que são correntemente oferecidos por muitas escolas de negócios, estão ganhando proeminência no Canadá. São cursos que capacitam gerentes seniôres a obter um diploma de pós-graduação em gestão empresarial.
Programas de doutoramento (PhD), geralmente relacionados à pesquisa, tipicamente duram de três a cinco anos. As escolas de negócios canadenses produzem cerca de cem doutores a cada ano.
Já os cursos de desenvolvimento executivo (Executive Development) são programas de curta duração, intensivos, desenhados para aqueles que já se encontram empregados no setor de gestão.
Os estudantes de intercâmbio são uma parte valiosa da comunidade acadêmica canadense: eles enriquecem os campi e as salas de aula ao introduzir perspectivas globais aos currículos.
Estudantes de intercâmbio registrados nos programas de negócios e comércio recebem várias formas de apoio das universidades das quais participam e todas as escolas oferecem uma ampla variedade de serviços para facilitar a sua integração e enriquecer a sua experiência no Canadá. Alunos de outros países, dependendo da província, podem obter permissão para trabalhar no campus enquanto completam seus estudos.
A Federação Canadense dos Reitores de Escolas de Negócios (Canadian Federation of Business School Deans – CFBSD), formada em 1976, trabalha com seus membros para auxiliar as escolas de negócios do Canadá a fornecer educação de alta qualidade, que seja relevante e valiosa para a gestão contemporânea. A CFBSD é formada por 60 escolas de negócio em nível universitário, assim como associações educacionais e industriais.