Eles também já embarcaram na aventura de fazer intercâmbio e estudar no exterior. E, seja culturalmente, profissionalmente, pessoalmente, ou em todos esses aspectos, são unânimes em afirmar que a experiência valeu a pena.

Joaquim Barbosa Joaquim Barbosa

A trajetória do atual presidente do Supremo Tribunal Federal e primeiro negro a integrar a Corte Suprema, é um exemplo de como a dedicação ao estudo pode mudar destinos. Filho de pedreiro, estudante de escola pública, Barbosa superou a pobreza investindo em sua formação.

Com bolsa do CNPq, fez mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II. Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. Hoje, faz parte da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo elaborada pela revista “Time”.

Thiago LeifertTiago Leifert

Para conseguir estudar no exterior, Tiago Leifert fez um acordo com o pai: “Prometo ser um aluno top, conseguir um estágio top e ser o queridinho da faculdade”. E foi o que aconteceu. O versátil apresentador, que hoje tem um emprego top na Rede Globo, cursou jornalismo e psicologia em uma faculdade de Miami e não se arrepende: “Foi a melhor decisão que tomei na vida”.

Tiago conta que odiava os EUA, mas a experiência na faculdade o fez mudar de ideia e apreciar a vida mais tranquila de lá. Ele planeja, inclusive, um dia voltar para ficar. “Quero envelhecer em Miami”.

Mariana XimenesMariana Ximenes

Para a atriz Mariana Ximenes, a experiência de estudo no exterior também foi marcante. Aos 16 anos, ela fez intercâmbio na Inglaterra. Gostou tanto, que, em 2011, voltou a Londres. Dessa vez, passou quatro meses estudando teatro.

 

Bianca SalgueiroBianca Salgueiro

A jovem atriz embarcou, em 2012, para um intercâmbio de quatro semanas na Califórnia. Não foi a primeira viagem deste tipo. Em 2010, Bianca já havia passado uma temporada em Boston, também nos EUA.

Para sua estadia na Califórnia, Bianca, que interpreta a Anita, de Malhação, escolheu fazer um curso de General English na EC San Diego, em San Francisco. O clima da região e a localização da escola – perto da bela praia de La Jolla Cove – influenciaram na decisão.

Durante o intercâmbio, Bianca ficou em uma casa de família, em regime de homestay, e diz que a estadia superou as expectativas. “Fiquei com uma família incrível, que realmente me adotou”.

Jô Soares Jo Soares

Apresentador de um dos mais famosos talk shows do Brasil, Jô Soares é conhecido pela inteligência e perspicácia, e está sempre pronto a fazer piadas com seus entrevistados.

Ele estudou no Lycée Jaccard, na Suíça, dos 12 aos 17 anos e guarda boas memórias desse tempo. “É a única época de colégio de que tenho uma recordação gostosa”.

Thiago Fragoso Thiago Fragoso

O ator Thiago Fragoso também já foi intercambista. Morou durante um ano no Alabama, nos EUA, onde se formou na Lamar County High School.

Nesse período, teve aulas de literatura americana e inglesa.  “Foi uma das melhores épocas da minha vida. Aprendi muito e me modifiquei bastante enquanto pessoa”, conta o ator. A experiência foi tão boa que ele incentivou a colega Carolina de Oliveira a embarcar para um período de estudo no exterior.

Carolina Oliveira Carolina Oliveira

Um mês e muitos graus negativos depois, a atriz Carolina de Oliveira voltou, em 2012, do Canadá ao Brasil satisfeita com sua primeira experiência de intercâmbio.

Incentivada pelo amigo Thiago Fragoso, Carolina fez um intercâmbio cultural e ficou em uma casa de família, em Vancouver. Apesar de pegar temperaturas baixíssimas, para ela foi um sonho realizado. “Foram os melhores dias de minha vida. Diferente de tudo o que já havia feito e vivido”.

Rodrigo SantoroRodrigo Santoro

O mais conhecido ator brasileiro em Hollywood não poderia ficar fora da lista de quem já teve a experiência de estudar no exterior. Para desenvolver sua carreira no exterior, Santoro aperfeiçoou o seu inglês em cursos e na prática: morando nos EUA.

Com várias produções internacionais no currículo, hoje ele domina o idioma do Tio Sam com facilidade. E olha que ele começou a aprender somente aos 27 anos. “Antes eu só sabia o ‘The book is on the table’ e ‘Where is the restroom’ [onde fica o banheiro?], para não fazer xixi na calça”, diz.